Livros paradidáticos sugeridos aos alunos do 3ºano regular:
1º Bimestre - Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.
Essa obra do pré-modernismo brasileiro discute de forma direta o nacionalismo, representado na figura de Policarpo Quaresma. Seu texto é marcado pela linguagem coloquial carioca e precede, assim, as mudanças estéticas propostas pelos modernistas.
O livro também critica aspectos da sociedade e do governo de Floriano Peixoto.
2º Bimestre - Vidas secas, de Graciliano Ramos.
Essa narrativa desenvolve-se em torno de uma família de retirantes, que tem de se refugiar de problemas como a seca, a fome e a miséria. As imagens dessas personagens são tomadas de maneira a conotar não uma situação específica, mas alcançar um caráter universal dos problemas do Brasil de então.
3º Bimestre - Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.
Livro que evidencia a visão crítica e política do poeta sobre o mundo em que se insere. Drummond passa a priorizar uma poesia mais universal, na qual transparece a sua preocupação com problemas sociais sem perder o lirismo permeado pela renovação estética modernista.
4º Bimestre - Capitães da areia, de Jorge Amado.
Livro que conta a estória de meninos de rua em Salvador, os quais têm de usar toda a sua astúcia para sobreviverem a sua condição. O grupo organizado e comandado por Pedro Bala habita um trapiche e comete pequenos delitos dos quais retiram o seu sustento. A obra descreve, com pessimismo, contextos sociais e a luta de classes, que se torna evidente e incômoda ao longo da leitura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário